Em 2015 a Força Tarefa de Finanças Sociais (atual Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto) publicou uma lista de 15 recomendações para fortalecer esse ecossistema no Brasil. A primeira dessas recomendações é que famílias de alta renda ou seus respectivos Family Offices direcionem de 1% a 3% de seus investimentos para fundos/produtos financeiros de impacto social, seja por meio de seus bancos, gestores de fundos ou investimento direto nos negócios.
Para engajar mais famílias nesse movimento, em 2018 o Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) e a Impactix somaram forças para estruturar um programa que reuniu, conduziu e apoiou um grupo de membros e representantes de 12 famílias e de seus family offices em uma jornada de aprendizado sobre esse ecossistema. As famílias, por sua vez, se comprometeram a dedicar tempo para reflexão, conhecer novos atores e conceitos, coinvestirem diretamente em seis startups de impacto e acompanharem seu desenvolvimento ao longo do tempo.
Este Guia traz os aprendizados dessa jornada, bem como sugere um passo a passo objetivo e direto. Pode ser uma ferramenta de apoio para realizar investimentos de impacto, diretamente ou por meio de fundos, baseada nos conhecimentos acumulados e nas práticas de sucesso estabelecidas no campo de investimentos e negócios de impacto no Brasil nos últimos cinco anos.