• Aliança pelo Impacto tem nova diretoria executiva. Confira comunicado abaixo.
  • Aliança pelo Impacto tem nova diretoria executiva. Confira comunicado abaixo.
Voltar para Home

Consulta aberta para o relatório 2019 da Aliança pelo Impacto

Sua iniciativa inovadora pode fazer parte do documento sobre conquistas e avanços do ecossistema em 2019.

Anualmente, a Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto lança uma consulta aberta para mapear e ouvir diferentes atores do campo sobre ações, projetos e iniciativas inovadoras e relevantes desenvolvidas no âmbito do ecossistema de impacto no ano que passou. A chamada para colaborações que resultarão na reflexão sobre 2019 está aberta até 20 de março.

A ideia de elaborar um relatório composto com as principais iniciativas, conquistas e avanços do ecossistema surgiu em 2015, quando a Aliança pelo Impacto, antiga Força Tarefa de Finanças Sociais, definiu 15 recomendações que apontam metas para o campo e atores a serem engajados, tais como famílias de alta renda, fundações, academia, governos, aceleradoras e fundos de investimento, entre outros.

Com o prazo de validade de cinco anos, as recomendações passarão em 2020 por um processo de análise sobre o avanço de cada uma delas, o que começa com algumas questões neste primeiro formulário. Dessa forma, além das respostas sobre  sua atuação ao longo de 2019, os respondentes estão convidados a registrar percepções pessoais e evidências sobre o amadurecimento dos investimentos e negócios de impacto no Brasil desde 2015.

“Gostaríamos de capturar a percepção de quais foram as áreas que mais avançaram e as que menos avançaram nos últimos cinco anos, quais foram os projetos mais relevantes/estruturantes e o que ainda é um gargalo para o amadurecimento da agenda para o futuro. Será importante contarmos com uma visão plural – de respondentes com diversos chapéus e perspectivas a partir de diferentes lugares do país – para compor essa análise”, explica Diogo Quitério, gestor de programas do ICE.

Quem pode participar 

A plataforma é aberta às respostas de todos que tenham implementado alguma iniciativa com vistas ao fomento do ecossistema de investimentos e negócios de impacto. Segundo Diogo, o objetivo da chamada é mapear e organizar diversas iniciativas de incubadoras e aceleradoras, universidades, fundos de investimentos, gestores públicos, investidores e empreendedores que tenham trazido uma forma nova, melhor ou mais abrangente de atuar no campo do impacto.

“Um ponto de atenção é que não estamos buscando informações sobre os produtos e serviços disponibilizados pelos negócios de impacto ao longo de 2019. Nosso objetivo é capturar diversas iniciativas que tenham apoiado a jornada de empreendedores de impacto, qualificado a participação de investidores ou ampliado o debate em torno da agenda de impacto no Brasil”, esclarece o gestor.

Formulário 

Para seleção das ações que vão compor o relatório de 2019, a Aliança pelo Impacto considerará quatro critérios: alinhamento da iniciativa a temas relacionados a investimentos e negócios de impacto, grau de inovação do projeto, potencial de reflexão ou impacto que a iniciativa proporciona ao campo e disponibilidade dos resultados da iniciativa para conhecimento público.

As ações selecionadas serão divididas em quatro dimensões: 1. Ampliação dos recursos financeiros para impacto; 2. Apoio ao desenvolvimento de negócios de impacto; 3. Fortalecimento de organizações intermediárias; 4. Criação de um ambiente favorável, especificamente os avanços em regulação e comunicação.

Cada pessoa que acessar a plataforma poderá incluir até cinco iniciativas com um breve relato do que foi feito, os motivos pelos quais pode ser considerada inovadora e onde os interessados poderão buscar mais informações.

Lançamento 

Os aprendizados e iniciativas mapeadas pela chamada serão divulgados no lançamento do relatório, que acontecerá durante o Fórum de Investimentos e Negócios de Impacto, a ser realizado nos dias 30 de  junho e 1 de julho, em São Paulo.

Participe 

Atores de diferentes eixos do ecossistema de investimentos e negócios de impacto estão convidados a participar da chamada a partir do preenchimento do formulário neste link. As respostas serão aceitas até 20 de março.

Eventuais dúvidas devem ser encaminhadas para contato@aliancapeloimpacto.org.br.

2024 - Desenvolvido por Matiz Caboclo