• Aliança pelo Impacto tem nova diretoria executiva. Confira comunicado abaixo.
  • Aliança pelo Impacto tem nova diretoria executiva. Confira comunicado abaixo.

O QUE É A ALIANÇA

A Aliança é uma iniciativa criada em maio de 2014 para fomentar o ecossistema de investimentos e negócios de impacto. Atuamos por meio de quatro estratégias principais:


Formação e Produção de Conhecimento

Articulação Nacional

Articulação Internacional

Influência em Políticas Públicas

A Aliança representa o Brasil no Global Steering Group on Impact Investing – GSG que é uma organização com sede no Reino Unido que tem como missão fomentar o ecossistema global de investimentos e negócios de impacto.

QUEM SOMOS

Somos uma iniciativa de fomento ao ecossistema de investimentos e negócios de Impacto. Existimos para identificar temas e conectar organizações que atuam em favor deste campo no Brasil.

Missão

Articular nossa rede de relações para atrair investidores, empreendedores, governos e parceiros para que façam acontecer modelos de negócios rentáveis que resolvam problemas sociais ou ambientais e, com isso, mudem a mentalidade sobre como gerenciar recursos e necessidades da sociedade.

Nossa forma de atuar

• Produção de conteúdo próprio e apoio a estudos e publicações de terceiros
• Monitoramento e reporte periódico de ações/projetos relevantes para avanço da agenda
• Acompanhamento da agenda e representação do Brasil no ecossistema global de impacto positivo
• Fomento e participação em grupos de trabalho temáticos
• Engajamento de atores chave na agenda
• Fomento a iniciativas inovadoras que façam avançar temas estratégicos

Premissas

● A Aliança pelo Impacto é um dos atores do ecossistema de Investimentos e Negócios de Impacto, que tem como objetivo central fortalecê-lo;
● Nosso processo de trabalho busca garantir legitimidade para construir e disseminar uma visão de futuro comum e recomendações de avanço para os investimentos e negócios de impacto no Brasil;
● Prezamos por representatividade e diversidade nos processo de escuta, co-criação e fomento que estruturamos ou participamos;
● Garantimos instrumentos de participação de todo e qualquer ator social interessado em nossas iniciativas por meio de plataformas abertas de consulta.

CONHEÇA NOSSA HISTÓRIA

Conheça a trajetória da Aliança no ecossistema de Investimentos e Negócios de Impacto.

2013

Criação de um grupo de trabalho composto por 20 organizações para ampliação do fluxo de capital para os Negócios de Impacto.

2014

Em maio de 2014 foi criada a Força Tarefa Brasileira de Finanças Sociais a partir de uma iniciativa promovida pelo ICE (Instituto de Cidadania Empresarial), com o suporte da Fundação Getúlio Vargas, com o propósito de construir, fomentar e monitorar uma visão de futuro e recomendações comuns para impulsionar esse campo de forma legítima, não centralizada e inovadora.

2015

Lançamento da Carta de Princípios para Negócios de Impacto no Brasil que conceitua o tema no Brasil.
Lançamento do primeiro ciclo de Recomendações com o documento “Finanças Sociais: soluções para desafios sociais e ambientais – uma nova mentalidade para gerenciar recursos e necessidades na sociedade”.

A Força Tarefa Brasileira de Finanças Sociais passa representar o Brasil Global Social Impact Investment Steering Group – GSG que é uma organização com sede no Reino Unido que tem como missão fomentar o ecossistema global de investimentos e negócios de impacto.

2016

Força Tarefa de Finanças Sociais realiza consulta aberta sobre os avanços, desafios e legislações que contribuíram para o ecossistema de Finanças Sociais e Negócios de Impacto no Brasil.

Assinatura do termo de Cooperação Técnica com o governo federal para contribuir na formulação de políticas públicas para o setor.

2017

Criação do Lab de Inovação em Finanças Sociais com mais de 57 organizações, dentre governos, universidades, institutos, fundações, empresas, aceleradoras e empreendedores.

Estruturação do FIMP (Fundação e Institutos pelo Impacto) que reuniu institutos e fundações para experimentarem investimentos conjuntos em negócios de impacto e organizações do campo.

Lançamento do relatório “Avanço das recomendações e reflexões para o fortalecimento das Finanças Sociais e Negócios de Impacto no Brasil“, onde foram mapeados mais de 45 iniciativas em desenvolvimento como resposta às 15 recomendações prioritárias.

2018

A Força Tarefa Brasileira de Finanças Sociais muda seu nome para Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto.

2019

Lançamento do relatório 2018 “Conquistas e Avanços do Ecossistema de Investimentos e Negócios de Impacto no Brasil”, registrando as inovações que tenham sido criadas, significativamente renovadas ou tido resultados entregues no ano de 2018.

Assinatura do Decreto Presidencial que criou a Enimpacto – Estratégia Nacional pelos Investimentos e Negócios de Impacto como resultado da atuação da Aliança e de outras organizações do setor junto ao Governo Federal.

2020

Lançamento da publicação “O Ecossistema de Investimentos e Negócios de Impacto entre 2015-2020”, com um balanço dos efetivos avanços dos investimentos e negócios de impacto no Brasil nos últimos 5 anos.

Lançamento da Publicação:O que são negócios de Impacto que atualiza a Carta de Princípios para Negócios de Impacto lançada em 2015.
Liderança do Grupo de Trabalho de Oferta de Capital junto a Enimpacto.

2021

Lançamento do segundo ciclo de recomendações com a publicação “Visões de Futuro para a Agenda de Impacto no Brasil”. O processo que envolveu mais de 500 pessoas em atividades de consulta, construção e validação dos textos das recomendações para próximos cinco anos.

Participação na estruturação do Simpacto – Sistema Nacional de Investimentos e Negócios de Impacto que deverá ser um instrumento de articulação dos três níveis federativos do poder público que, em cooperação também com atores privados, visa promover a dinamização dos negócios e investimentos de impacto no Brasil.

2024 - Desenvolvido por Matiz Caboclo