• Existimos para promover os investimentos e negócios de impacto, somando esforços com organizações comprometidas com a transformação socioambiental positiva
  • Existimos para promover os investimentos e negócios de impacto, somando esforços com organizações comprometidas com a transformação socioambiental positiva

Who we are

The Brazilian Alliance for Impact Investment and Impact Businesses identifies, connects and supports strategic action areas and organizations to strengthen the field in Brazil. ICE, the Corporate Citizenship Institute, has served as the Alliance’s executive board since its creation in 2014.

MISSION

To connect our network of relationships to attract investors, entrepreneurs, governments and partners to enable profitable business models that solve social or environmental problems, thus changing the mentality about how to manage society’s resources and needs.

OUR STRATEGIES

• Content production and support for studies and publications by third parties
• Periodic monitoring and reporting of relevant actions / projects to advance the ecosystem in Brazil
• Monitoring Brazil’s agenda and representation in the global impact investing ecosystem
• Promotion and participation in thematic working groups
• Engagement of key actors with the cause
• Fostering innovative initiatives that advance strategic themes

Executive Board (ICE team)

Deliberative Board

Premises

● The Impact Alliance is one of the stakeholders in the impact investment and impact businesses ecosystem, with the main goal of strengthening this ecosystem;
● Our work process seeks to guarantee legitimacy to build and disseminate a vision of a common future and recommendations for progress for impact investments and impact businesses in Brazil;
● We value representativeness and diversity in the listening, co-creation and development processes that we structure or participate in;
● We guarantee means of participation for any and all social stakeholders interested in our initiatives through open consultation platforms.

CONHEÇA NOSSA HISTÓRIA

Conheça a trajetória da Aliança no ecossistema de Investimentos e Negócios de Impacto.

2013

Criação de um grupo de trabalho composto por 20 organizações para ampliação do fluxo de capital para os Negócios de Impacto.

2014

Em maio de 2014 foi criada a Força Tarefa Brasileira de Finanças Sociais a partir de uma iniciativa promovida pelo ICE (Instituto de Cidadania Empresarial), com o suporte da Fundação Getúlio Vargas, com o propósito de construir, fomentar e monitorar uma visão de futuro e recomendações comuns para impulsionar esse campo de forma legítima, não centralizada e inovadora.

2015

Lançamento da Carta de Princípios para Negócios de Impacto no Brasil que conceitua o tema no Brasil.
Lançamento do primeiro ciclo de Recomendações com o documento “Finanças Sociais: soluções para desafios sociais e ambientais – uma nova mentalidade para gerenciar recursos e necessidades na sociedade”.

A Força Tarefa Brasileira de Finanças Sociais passa representar o Brasil Global Social Impact Investment Steering Group – GSG que é uma organização com sede no Reino Unido que tem como missão fomentar o ecossistema global de investimentos e negócios de impacto.

2016

Força Tarefa de Finanças Sociais realiza consulta aberta sobre os avanços, desafios e legislações que contribuíram para o ecossistema de Finanças Sociais e Negócios de Impacto no Brasil.

Assinatura do termo de Cooperação Técnica com o governo federal para contribuir na formulação de políticas públicas para o setor.

2017

Criação do Lab de Inovação em Finanças Sociais com mais de 57 organizações, dentre governos, universidades, institutos, fundações, empresas, aceleradoras e empreendedores.

Estruturação do FIMP (Fundação e Institutos pelo Impacto) que reuniu institutos e fundações para experimentarem investimentos conjuntos em negócios de impacto e organizações do campo.

Lançamento do relatório “Avanço das recomendações e reflexões para o fortalecimento das Finanças Sociais e Negócios de Impacto no Brasil“, onde foram mapeados mais de 45 iniciativas em desenvolvimento como resposta às 15 recomendações prioritárias.

2018

A Força Tarefa Brasileira de Finanças Sociais muda seu nome para Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto.

2019

Lançamento do relatório 2018 “Conquistas e Avanços do Ecossistema de Investimentos e Negócios de Impacto no Brasil”, registrando as inovações que tenham sido criadas, significativamente renovadas ou tido resultados entregues no ano de 2018.

Assinatura do Decreto Presidencial que criou a Enimpacto – Estratégia Nacional pelos Investimentos e Negócios de Impacto como resultado da atuação da Aliança e de outras organizações do setor junto ao Governo Federal.

2020

Lançamento da publicação “O Ecossistema de Investimentos e Negócios de Impacto entre 2015-2020”, com um balanço dos efetivos avanços dos investimentos e negócios de impacto no Brasil nos últimos 5 anos.

Lançamento da Publicação:O que são negócios de Impacto que atualiza a Carta de Princípios para Negócios de Impacto lançada em 2015.
Liderança do Grupo de Trabalho de Oferta de Capital junto a Enimpacto.

2021

Lançamento do segundo ciclo de recomendações com a publicação “Visões de Futuro para a Agenda de Impacto no Brasil”. O processo que envolveu mais de 500 pessoas em atividades de consulta, construção e validação dos textos das recomendações para próximos cinco anos.

Participação na estruturação do Simpacto – Sistema Nacional de Investimentos e Negócios de Impacto que deverá ser um instrumento de articulação dos três níveis federativos do poder público que, em cooperação também com atores privados, visa promover a dinamização dos negócios e investimentos de impacto no Brasil.

2022 - Desenvolvido por Matiz Caboclo